A importância da mesa de jantar
Sabe aquela mesa?...Aquela...aquela bem ali no canto de sua cozinha ou na sala de jantar que ninguem se senta?
Pra você é só mais um móvel velho sem importância...
Se engana quem pensa assim.
Hoje estamos aqui pra falar sobre a importância da mesa de jantar para uma família.
Aproveitando as festas de final de ano, as comemorações do Natal, estimulo você a ler este texto, onde coloco algumas informações que poderão te inspirar a iniciar um novo momento em sua família.
Meu objetivo, com este artigo, é buscar resgatar o uso de uma peça mobiliária que, dia a dia, vem sumindo de nossa rotina. Precisamos trazê-la de volta aos nossos lares. Refiro-me à velha mesa de jantar. Antigamente este móvel era indispensável, muito usado em todas as famílias. As mesas, que eram grandes e cabiam toda a família ao seu redor, hoje foram trocadas por outras peças, talvez mais “úteis”.
Nosso desafio é resgatar a velha mesa em nossas casas. Se realmente queremos fortalecer nossas famílias e proteger nossos filhos, precisamos procurar onde os estamos perdendo.
Nas linhas seguintes, pretendo demonstrar que uma família reunida, além de ter a benção de Deus, poderá gozar de momentos ricos, onde compartilharão, não somente do alimento, mas de boas conversas, comunhão e momentos inesquecíveis, que trarão crescimento e serão lembrados para sempre.
Ainda que, sentar-se à mesa pareça algo simples, quase banal, na realidade tem se tornado tarefa difícil e árdua. As pessoas andam apressadas e assim, a família não se reúne mais em volta da mesa, cada um toma suas refeições em horários e locais diferentes. Isso sem falar nas refeições realizadas em frente a TV.
Vale ressaltar que Deus, através de sua Palavra, no passado, já advertiu ao seu povo que, se quisessem prosperar e se tornarem fortes, deveriam importar-se em assentar-se à mesa. Também destaco que todas as vezes que negligenciamos algum princípio bíblico, normalmente, colhemos frutos amargos. Os conselhos de Deus não são para punir, mas nos ajudar e para gerar o nosso bem e de nossa família.
O valor e os benefícios obtidos durante a hora das refeições em família não têm preço. Este é um momento santo, momento de ministração, momento de ensinar e aprender, de compartilhar e se comprometer. É aqui o local onde os valores familiares serão incutidos (Dt. 6.7). E daqui que sairão pessoas fortes e sadias para enfrentar o mundo. A mesa significa a didática divina que forma gente curada, cidadãos fortalecidos pelas experiências de vida compartilhada e da fé vivida.
Mais importante do que aquilo que se tem sobre a mesa, é a conversa ao redor dela. Ainda que pareça difícil ou complicado, não é. Lembre-se que o cardápio é um detalhe, mas a presença dos pais (corpo e alma) fará a diferença, pois ela é o diferencial no desenvolvimento saudável dos filhos.
Creia que coisas novas começarão a acontecer a partir do momento que decidir fazer da hora das refeições uma prioridade ao invés de uma opção. Nossos filhos necessitam de nossa presença para lhes mostrarem o que devem e o que não devem fazer. A hora da refeição é a hora do “Você deve fazer isso…”, “Você deve se lembrar…”, “Você pode, você é capaz…”, “Eu te amo…
COLOQUE ISSO EM PRÁTICA HOJE MESMO!!!
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário...